sábado, 28 de maio de 2011

Quatro vezes Barcelona

27 de maio de 2011. O dia tão aguardado da final da UEFA Champions League havia chegado. De um lado, o Barcelona, treinado brilhantemente por Pep Guardiola, cuja principal estrela é o jogador eleito melhor do mundo por dois anos Lionel Messi, e conta com outros grandes jogadores comoo espanhol David Villa, Xavi, Iniesta e o brasileiro Daniel Alves, na luta pela tetracampeonato europeu, após eliminar o arqui-rival Real Madrid na semifinal. O Barcelona já havia sido o campeão espanhol desta temporada, e fez uma temporada histórica em 2009, onde foi campeão espanhol, europeu e mundial. O time de Guardiola só havia sido derrotado três vezes este ano: para o Hercules, Real Madrid pela Copa do Rei, e Arsenal.

Do outro, o Manchester United, que tinha a seu favor a torcida, já que a finalíssima seria realizada na Inglaterra. Os "Red Devils" são treinados há 25 anos por Alex Ferguson, que já dirigiu o time inglês em mais de mil partidas, e ganhou mais troféus que qualquer outro treinador no futebol inglês. O time contava com a estrela de Wayne Rooney, com a revelação Javier "Chicarito" Hernandez e com o meio-de-campo Park Ji-Sung.

Guardiola preferiu barrar Carles Puyol, para a volta do lateral-esquerdo Abidal, retornando ao time depois de ser afastado devido a problemas de saúde. Do outro lado, a decisão marcava o último jogo da carreira de Van der Sar, veterano goleiro de 40 anos, jogador que mais jogou pela seleção holandes, e que estava há seis temporadas no clube inglês.

Os primeiros 10 minutos de jogo, ao contrário do que muitos esperavam, o Manchester começou no ataque, apostando na velocidade de Rooney, mas muitas vezes ficando em linha de impedimento. Após isso, as coisas voltaram ao normal, e o F.C. Barcelona passou a jogar no futebol arte, tocando bola com cuidado, e esperando a hora certa de chegar com perigo. Rapidamente, o time  catalão chegou a ter 66% de posse de bola.

Assim, aos 26 minutos, o Barcelona abriu o placar: Xavi recebeu no meio-campo, arrancou em velocidade, e deu um passe perfeito para Pedro na entrada da área, que só fez completar para o fundo do gol. Festa da torcida do time espanhol, e apreensão da torcida do Manchester...

Parecia que o Barcelona continuaria a manter o jogo no mesmo ritmo. Mas, após uma trapalhada do time espanhol, aos 34, com Rooney, após passe do também veterano Ryan Giggs. Era uma balde de água fria para o time adversário, que era superior na partida.

Aos 43, quase o segundo do Barcelona. Messi tocou para Villa completamente livro, mas este não conseguiu completar para o fundo das redes.

No segundo tempo, o Barcelona continuava melhor na posse de bola. E acabou ficando a frente do placar logo aos 8 minutos: Messi arriscou uma bomba, a bola pegou efeito, enganando Van der Sar. Festa da torcida catalã! Curiosamente, este foi o primeiro gol de Lionel Messi em território inglês.

E, aos 23, o gol que "mataria" a partida. Messi, na sua genialidade, passou para Busquets, que deu um passe perfeito para Villa marcar um belíssimo gol, com a bola entrando de fora para dentro do gol! 3 x 1 Barcelona, placar praticamente irreversível...

O Manchester ainda tentava diminuir a diferença, mas não criava jogadas de perigo. Antes do fim, Guardiola tirou Daniel Alves para a entrada de Puyol. Depois, foi só esperar o apito final e correr para o abraço... Na cerimônia de premiação, o capitão do time espanhol durante toda a temporada recebeu a faixa de capitão das mãos de Xavi para ter o privilégio de levantar mais um caneco para o Barcelona(havia levantado em 2006 e 2009), mas este, preferiu passar a faixa para Abidal, num belo gesto de solidariedade.

Festa em Barcelona! O time homônimo da cidade é campeao europeu pela quarta vez! E vai brigar pelo bicampeonato mundial em Dezembro...

Abaixo,o link com os gols da partida:

http://www.youtube.com/watch?v=YEOCGpi6DYU

Nenhum comentário:

Postar um comentário