segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O que esperar das quartas



Passada a primeira semana e as oitavas do Aberto da Austrália, sobraram apenas 8 jogadores na briga pelo título. 4 deles, pra variar, Djokovic, Nadal, Murray e Federer. Os outros são Berdych, Ferrer, Wawrinka e Dimitrov, os dois primeiros finalistas de Slam, e qualquer um destes pode dar trabalho aos “xerifões” do tênis. Vamos analisar jogo a jogo:

Djokovic x Wawrinka

O sérvio segue muito firme na luta pelo pentacampeonato em Melbourne, e se deu bem no sorteio pois pegou uma chave relativamente fácil e não teve problemas até aqui. O suíço, que perdeu apenas 1 set no torneio, foi jogador que mais evoluiu do ponto de vista técnico na temporada passada, fez 2 jogos memoráveis contra o seu adversário. Uma batalha de 5 horas no AO do ano passado, onde a vitória poderia ter ido pra qualquer um dos lados, acabou 12/10 no 5º set, de virada, para o então líder do ranking. No US Open, mais uma batalha de 5 sets, outra virada, com 6/4 no 5º set. Stan começou na frente em ambos, muito agressivo, mas na hora mais importante não teve mental para superar tão delicado momento e acabou sucumbindo. O retrospecto aponta 15 x 2 para o sérvio, e não será nenhuma surpresa se chegarmos a outro 5º set, mas acredito que o suíço estará nas semis.

Ferrer x Berdych

São dois grandes jogadores, esforçados, mas que estão um nível abaixo daqueles citados no primeiro parágrafo. O retrospecto é de 7 x 4 para o espanhol, apesar de considerar o tcheco mais jogador, pois possui um saque melhor e consegue dar mais trabalho a Nadal, Federer e os outros quando os enfrentam. Será um jogo de pancadas sem fim, onde acredito que o tcheco vencerá em 4 sets. Quem passar, dificilmente vencerá a semi se Djokovic for o adversário.

Nadal x Dimitrov

O namorado da Sharapova é um adversário trabalhoso para o espanhol, tirando sets em todos os 3 confrontos vencidos pelo número 1 do mundo. Não à toa, o búlgaro é chamado de “Baby Federer”, pela semelhança no modo de bater o backhand e forehand. Nadal terá de jogar bem mais do que jogou hoje contra Nishikori, caso contrário poderá se enrolar, já que o búlgaro é mais gabaritado que o japonês. O espanhol vem sacando bem, apesar de ter cometidos muitos erros nas oitavas, e vem sofrendo com uma bolha na mão que aparentemente não vai interferindo no seu desempenho. Deverá explorar o revés de uma mão do adversário. O búlgaro deverá vir muito agressivo, poderá roubar 1 set, mas nas horas mais importantes também poderá sucumbir no quesito mental.

Murray x Federer

Um clássico do tênis atual. A reedição da semifinal do ano passado, vencida pelo britânico em 5 sets. A primeira vitória do atual campeão de Wimbledon sobre o suíço num Grand Slam. Já havia batido na trave contra este adversário no US Open 2008, ficou com o vice no Australian Open 2010 e em Wimbledon 2012. Desde que Ivan Lendl passou a treinar o escocês, este evoluiu muito, tendo vencido 2 Grand Slams, e seu mental teve notável evolução, pois quando alcançava a final de um Slam sempre era derrotado com facilidade, e tinha plenas capacidades de fazer mais. Perdeu um set de bobeira nas oitavas pra um lucky loser, passou boa parte do segundo semestre do ano passado lesionado, está fazendo uma boa campanha diante de adversários mais fracos, mas será que já está pronto para derrotar alguém do calibre do Federer outra vez?
Federer, que dispensa comentários, fez uma temporada 2013 para ser esquecida. Conquistou apenas um título, em Halle, e não alcançou nenhuma final de Slam, inclusive caindo na segunda rodada de Wimbledon, onde foi sete vezes campeão, e caiu para o sexto lugar do ranking. Percebeu que precisaria mudar, então contratou Stefan Edberg como seu treinador, e vem mostrando evolução aqui na Austrália. Está mais confiante, com o revés, seu calcanhar de Aquiles, afiado, sacando bem e também se movimentando bem. No primeiro grande teste, atropelou Tsonga e deixou ótima impressão. Baseado no que vi hoje, apostaria no suíço em 5 sets, pois acho que ainda há algo a evoluir no britânico para voltar a sua melhor forma. O retrospecto é de 11 x 9 para Murray...

Nenhum comentário:

Postar um comentário