terça-feira, 20 de novembro de 2012

De volta à rotina





Pouco mais de 140 dias afastado das quadras devido a uma síndrome de Hoffa, Rafael Nadal, atual campeão de Roland Garros, ausente desde a inesperada eliminação para Lukas Rosol em Wimbledon, voltou hoje a uma quadra de tênis, algo que faz há muito tempo com muita dedicação, foco, objetividade, dentre vários outros atributos.

A falta que ele faz ao circuito é inegável. Com todo respeito a Federer, Djokovic e Murray, Nadal é dono de um estilo único, que mudou para sempre a maneira de jogar tênis.

 Para mim, que o acompanho desde meados de Roland Garros 2007, sei muito bem das limitações deste atleta que depende demais do físico para ser tão competitivo como é.

Não é de hoje que seu joelho o traz problemas. Este sempre teve que conviver com lesões, como explicado acima, mas jamais teve algo tão grave quanto teve este ano que o fez perder quase a metade do circuito.  Com a notícia de lesão pós-Wimbledon, certamente, muitos como eu temeram o pior...  Um claro sinal, que com a idade passando, o corpo, obviamente vai se desgastando, e com isso vai ficando mais vulnerável a lesões. Nada mais natural, que, infelizmente, seu jogo vá decaindo com o tempo. E com o tênis cada vez mais físico do que técnico, resta saber até onde o espanhol pode chegar...

Todos nós pudemos perceber o quão doloroso posso ter sido a ausência do espanhol, especialmente durante a Olimpíada, e o que significaria para este ser o porta-bandeira do seu país. Por motivo de força maior, este não pôde concretizar o seu desejo. Quem sabe não fica pra 2016?

É evidente que a partir de agora Nadal passe a disputar mais jogos no saibro, onde é claramente sua superfície favorita, e este desgasta menos o joelho, por ser uma superfície mais lenta que as quadras rápidas(hards) de cimento.

Seu retorno em um torneio deverá acontecer no torneio-exibição de Abu Dhabi no próximo dia 28/12, onde estarão lá Andy Murray, Novak Djokovic, dentre outros. Será importantíssimo para verificar em que nível o espanhol de Mallorca estará depois de tanto tempo fora da ação e o que precisa evoluir até o Aberto da Austrália. Neste último, acredito que poderá chegar à segunda semana, mas conquistar o torneio parece ser algo bem distante. No entanto, nunca duvidem deste ser.

O ex-número 1 do mundo claramente não é o tenista mais talentoso do circuito. Porém, joga com raça, paixão, nunca se dá por vencido, é batalhador, guerreiro... Segundo o treinador e tio Toni Nadal, "Rafa" não é especial, mas joga com o coração".

Rafael Nadal está feliz de novo. Segundo o próprio, "não há felicidade sem sofrimento". E como sofreu para reencontrá-la...


Abaixo, o vídeo de Rafael Nadal voltando à rotina:



2 comentários:

  1. Concordo plenamente!
    Desde que o Rafa se lesionou e ficou afastado esse tempo todo, tudo ficou tão... Vazio! Só de ver que ele já está treinando, mesmo que seja em um ritmo lento e sem forçar, já me deixa tãoooooo feliz! Quando vi as primeiras fotos e vídeos, admito que não consegui me conter e lágrimas desceram pelos meus olhos, de alegria de saber que ele está bem :) É bem verdade que desde que ele se lesionou,foram tempos dificeis para ele e também para os seus fãs. A cada torneio que a sua desistência era anunciada,só aumentava a nossa preocupação, principalmente quanto ao seu futuro.... Agora que tudo indica que ele já está melhor, espero que ele volte a ser AQUELE Rafa fantástico e único que todos conhecemos. Confeço que fico um pouco preocupada e receosa quanto ao seu retorno, se vai demorar muito para ele voltar a ser o mesmo de antes etc mas com o tempo, tenho certeza de que isso irá acontecer, o Rafa sempre volta mais forte e com mais vontade depois de enfrentar momentos difíceis como esse... E espero e acho que dessa vez não irá ser diferente ;) que 2013 seja um ano maravilhoso tanto para ele quanto para os seus fãs, de muitas conquistas e sem lesão nenhuma para atrapalhar!
    Excelente o seu texto, como sempre, curti muito haha beijoss Carolina.

    ResponderExcluir
  2. Minha curiosidade é ver se Rafa fará os ajustes necessários em seu estilo para poupar os joelhos. Ele vinha fazendo isso até 2010, com um novo saque, bolas mais retas e subidas à rede. Abs! José Nilton Dalcim

    ResponderExcluir