domingo, 19 de agosto de 2012

O favorito


Roger Federer derrotou Novak Djokovic por 2 sets a 0 e conquistou o pentacampeonato em Cincinnati. Com direito a passeio e "pneu" no primeiro set, não resta dúvidas que o suíço é o grande favorito no US Open de logo mais.

Sem tirar os méritos da conquista de Djokovic em Toronto na semana passada, acho que aquele torneio não serviu como parâmetro pois o sérvio era o único top 4 ali presente, e sendo assim cumpriu sua "obrigação" em vencer o torneio.

Evidente é a diferença mental entre o atual Djokovic e aquele do ano passado. Passando por problemas pessoais, provavelmente o fim do relacionamento com Jelena Ristic(notaram a ausência desta na torcida esta semana?), o sérvio em alguns momentos mostra-se desconcentrado, instável e mentalmente desequilibrado. Pelo jeito, quem viu aquele Djokovic 2011, viu, quem não viu, não verá mais.

Federer esteve arrasador nos seis primeiros games. Em apenas 20 minutos, já liderava por um set de vantagem, com diversos erros de Djokovic, inclusive duplas faltas despretensiosas.No segundo set, o sérvio voltou a jogar bem, e Federer fechou a partida num tie break disputado, onde abriu 3/0, permitiu a virada do adversário, mas no fim fechou em 9/7.

Assim, o suíço conquistou o 76º título da carreira, está a um de igualar John McEnroe, se tornou o maior vencedor da história do Masters de Cincinnati, e mais uma vez igualou Rafael Nadal com 21 títulos de Masters 1000.

Curiosamente, Federer x Djokovic se enfrentaram nos dois últimos US Open, com vitória do sérvio em ambas salvando match points. Mas, nestes dois anos, o sérvio vinha em um ano melhor.

Percebemos o quanto problemas pessoais atrapalham a vida de um tenista, Rafael Nadal que o diga em 2009, quando precisou lidar com a separação de seus pais. Na hora em que voltou a ter um equilíbrio emocional, voltou voando, e fez a melhor temporada da carreira. Pelo bem do tênis, espero ver Djokovic com o mental em dia em breve.

Assim, Federer é o favorito para levantar o troféu pela sexta vez em Nova York. O segundo favorito pra mim é Andy Murray, que apesar de não ter feito uma boa campanha esta semana, acredito que estará bem mais descansado para o último Slam do ano, e certamente virá muito confiante após a campanhe espetacular na Olimpíada, sendo coroado com o ouro no final. Novak Djokovic, como sempre, é um dos favoritos, mas terá que melhorar seu jogo em alguns aspectos.

Roger Federer, 31 anos recém-completados, jogando como não jogava há muito tempo. Quem é rei nunca perde a majestade...

11 comentários:

  1. Rezando para que delpo melhore do punho, murray saia de seu estado vegetativo pôs olimiadas, nole deixe a 1,99 para lá... Para que tenhamos um torneio razoável... Torcida tb pelo ferrer...

    ResponderExcluir
  2. Tudo fica mais mais fácil para o Federer qdo Rafa não está presente. O H2H está aí para ninguém duvidar, então que Roger aproveite a pausa forçada do espanhol e vença o último Grand Slam da temporada.
    Não sabia do rompimento de Novak e Jelena, notei a ausência dela, bem como toda a equipe, pensei que estivessem de férias...Tony Nadal e Roig tb se revezam. Depois do pneu de hj acho que Nole caiu no glúten durante a semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se eu disser que concordo, sou apedrejado rss

      Excluir
    2. Repetindo...o H2H taí prá ninguém discordar...para se mais exata 18-10 para o espanhol. Tenho ou não tenho razão? kkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Adorei 1,99, Gláucia! 1000.

    ResponderExcluir
  4. Federer favorito destacado, muito confiante e sólido!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Federer! Assisti apenas uma parte do 1 set e o Djokovic estava péssimo, muito errático.... Foi o pior dele que vi nestes últimos tempos! Espero que ele melhore. Uma pena o Rafa estar lesionado, tudo fica tão.... Tomara que ele se recupere logo
    Adorei o seu post, bjs Carol

    ResponderExcluir