domingo, 21 de abril de 2013

Destronado


O rei de Mônaco Rafael Nadal caiu. Foram 8 títulos consecutivos, 46 vitórias consecutivas, títulos de 2005 a 2012. Quem o destronou foi o número 1 Novak Djokovic, aquele mesmo que fora facilmente derrotado na final do ano passado. Foi a 3ª vitória do sérvio sobre o espanhol no saibro, em 16 confrontos nesta superfície. Assim, o tenista de Belgrado torna-se o único, junto de Gaston Gaudio, a vencer Rafael Nadal 3 vezes nesta superfície.  Agora, o H2H entre esses dois gigantes do tênis mundial mostra 19 x 15 em favor do tenista de Manacor.

Djokovic começou o jogo furioso. Abriu 5/0, apesar de alguns games chegarem em 30/30, e quando todos pensavam que Nadal ia sofrer o primeiro "pneu" em 7 anos no saibro, o espanhol elevou o nível e diminuiu para 5/2. O tetracampeão na Austrália enfim confirmou em 6/2 após 8 set points desperdiçados.

No segundo set, este seguiu sem quebras até o 5º game, onde Nadal conseguiu a quebra e abriu 4/2. Dois games depois, o tenista de Belgrado empatou em 4/4, e chegamos em 5/5. Neste games, com dois erros de revés, Nadal quebrava o saque do adversário e sacaria pra levar o jogo ao terceiro set. Só que fez seu pior game de saque na partida, onde nenhum primeiro seviço entrou, e o sérvio fez seu tradicional estrago nas devoluções. No tiebreak, foi totalmente dominado e levou um inapelável 7/1. Festa do sérvio, que desta vez comemorou bem mais discretamente do que costuma.

No meu último post, disse que quem vencesse hoje, causaria uma ferida profunda no seu adversário. Pois bem, esta derrota poderá abalar a confiança do espanhol, pois estava acostumado a vencer MC no início da temporada de saibro. Agora, Djokovic mostra que terá chances iguais com o heptacampeão de Roland Garros lá em Paris. Ah, foi apenas a 21ª derrota do número 5 do ranking em mais de 200 partidas no saibro.

Uma estratégia por parte do Djokovic que sempre dá certo desde 2011 é o saque aberto no revés do espanhol,quando da direita pra esquerda. A maioria das bolas neste saques foram lá, e parece que Rafael Nadal ainda não percebeu isto, perdeu alguns pontos importantes assim...

Novak Djokovic, que pôs em dúvida sua participação em Mônaco após se lesionar durante a Davis, volta pra casa(em Mônaco mesmo) com o troféu e o sentimento de revanche da final de 2012. Só acho um pouco estranho todo esse suspense para ver se joga ou não e jogar tão bem até o fim. Todos os méritos pra este que derrotou Nadal no saibro mais lento do circuito e certamente na quadra mais difícil de derrotar o "Rei do Saibro"...

Para Nadal, que acaba de ser destronado, seria bom pular Barcelona e voltar apenas em Roma, já que vem alegando dores nas costas desde a última quinta-feira. Será por isso que o 1º serviço falhou bastante hoje?

O tênis ganhou muito com este jogo hoje. Vimos que Rafael Nadal está aí após tanto tempo longe das quadras, e haverão muitos outros confrontos contra Djokovic por aí... Até o próximo!!!

Um comentário: