quarta-feira, 6 de junho de 2012

As semis em Roland Garros

Cento e vinte e oito começaram. Só quatro sobraram. As semifinais no Grand Slam francês foram definidas.O número 1 Novak Djokovic enfrenta Roger Federer, recordista de Slams e campeão deste torneio em 2009. E o hexacampeão Rafael Nadal, com uma campanha impecável até o momento, sem perder sets, enfrentará o compatriota e amigo David Ferrer, especialista no saibro.

Federer e Djokovic chegam as semifinais sem passar confiança nos últimos jogos. O sérvio se classificou de maneira heroica, salvando 4 match points e virando o jogo contra um inspiradíssimo Tsonga para chegar a mais uma semi em Paris. Tentará agora chegar a decisão, algo inédito em sua carreira, e de quebra conquistar o Career Slam, feito no qual consiste em vencer todos os Grand Slams, mesmo que em temporadas diferentes. Na história, só sete tenistas conseguiram esta façanha. Entre eles, estão Nadal e Federer. Nas oitavas, chegou a estar dois sets atrás de Andreas Seppi.

O ganhador de 16 Majors vem de vitória sobre Juan Martin Del Potro, após estar 2 sets atrás no placar, no qual conseguiu a virada após aparentemente o argentino sentir o joelho que o vinha incomodando desde a primeira semana. O suíço também perdeu um set nas oitavas, para David Goffin.

O retrospecto entre ambos mostra 14 x 11 para Federer, mas Djokovic venceu os dois últimos. Ambos fizeram jogos memoráveis, 2 deles no US Open 2010 e 2011, onde o sérvio precisou salvar match points antes de alcançar a decisão. Outro jogo memorável foi na mesma Philippe Chatrier, onde Djokovic vinha de uma série espetacular de mais de 40 vitórias consecutivas, e foi parado por Federer, adiando sua ascensão ao topo do ranking mundial. O sérvio venceu os dois últimos confrontos, o último deles no saibro de Roma em sets diretos.

Não apostarei em nenhum, pois certamente, como as outras partidas, será imprevisível. Mas será importantíssimo para Roger Federer o uso do slice, pois em alguns momentos parece que este desconhece este golpe, e trocar bolas com Novak Djokovic não é o melhor caminho... A Djokovic, resta atacar o revés do suíço, onde é claramente o ponto fraco deste, e não cometer tantos erros como na última partida. Aliás, este último vale para ambos...

A outra semi será entre Rafael Nadal x David Ferrer. O malorquino tenta se tornar o maior vencedor da história de Roland Garros. Atualmente, está empatado com Bjorn Borg com 6 títulos. Nadal, após derrotar Almagro, conseguiu sua 50ª vitória no saibro parisiense, e tem apenas 1 derrota, em 2009. Ferrer terá a difícil missão de derrotar seu compatriota no saibro em melhor de 5 sets, algo que somente Robin Soderling já conseguiu até hoje. O retrospecto geral mostra 15 x 4 para Nadal, com o atual campeão em Paris levando vantagem de 13-1 no saibro.

Nadal vem de vitória sobre Almagro em sets diretos. O primeiro sofreu no primeiro set, pois esteve bastante defensivo, e não tao bem nas devoluções, com estas atrás da linha do T, vencendo no tie break por 7/4. A partir do segundo set, jogou mais solto, aparentemente mais confiante, e as coisas melhoraram pro seu lado. Almagro jogou bem, mas faltou o mental como falta para o Ferrer nos pontos importantes contra Nadal. Talvez o jogo defensivo da atual campeão de RG tenha ocorrido por uma questão tática, mas poderia ser também um pouco de nervosismo devido a proximidade da decisão e a importância estratosférica desta... Nadal disparou 36 bolas indefensáveis e cometeu 16 erros.

Ferrer vem de vitória em 4 sets sobre Andy Murray, que não vinha jogando tudo de si devido a uma dor na coluna que o deixou fora do Masters de Roma... Este alcança sua primeira semifinal em Paris, aparentemente algo que já deveria ter acontecido antes, dada a grande experiência deste com esta superfície.


Ambos já se enfrentaram duas vezes este ano, com vitória de Nadal nas duas ocasiões, em Barcelona e em Roma. Ferrer teve chances nestes jogos, mas viu seu adversário jogar muito bem nos pontos importantes, acabou por perder o set e sucumbir mentalmente no outro. É o que falta para o aguerrido número 5 do mundo derrotar um dos, senão o maior saibrista da história.

Promete ser um jogo longo, com muitas trocas de bola. Nadal vem sacando bem no torneio, com o seu revés em constante evolução, com a confiança altíssima após os títulos nos Másters pré RG e ainda não perdeu sets. Ferrer, que perdeu apenas um set até aqui, tentará uma missão aparentemente impossível, derrotar o Nadal em seu torneio favorito em melhor de 5 sets. Jogo para isto não falta, mas um deslize mental pode custar caro outra vez...

A sexta-feira promete!

2 comentários:

  1. Os jogos do Nadal e do Ferrer foram muito bons, mas pelo que vem apresentando Rafa é 100% favorito mas o Ferrer vem com tudo porque é a sua única chance em RG

    ResponderExcluir
  2. O Rafa tá sólido demais. Muita troca de bolas e jogo longo, é o que se espera entre os dois conterrâneos. Rafa sabe como ganhar do Ferrer.

    ResponderExcluir