segunda-feira, 21 de maio de 2012

I' Imperatore


Rafael Nadal reina em Roma mais uma vez. Após a chuva que castigou Roma no último domingo, a final foi disputada nesta segunda-feira e vimos um Rafael Nadal em dia de imperador incorporando os velhos espíritos destes, confiante, concentrado, com sangue nos olhos e se impondo em quadra mais uma vez para derrotar Novak Djokovic e mostrar quem realmente manda nesta superfície. Certamente o espanhol estava com as derrotas no saibro ano passado engasgadas, e acabou de devolvê-las, com autoridade.

O espanhol mostrou grande poderio mental, e se aproveitou de um Djokovic um tanto quanto cambaleante mentalmente e irritado em alguns momentos para vencer em sets diretos, parciais de 7/5 6/3 em 140 minutos de jogo, e segue fazendo história no saibro ao conquistar o hexacampeonato em Roma em cima daqueles que o trouxe tantos problemas ano passado. Foi a 18ª vitória do espanhol sobre o sérvio em 32 confrontos e a segunda consecutiva este ano. Acabou o reinado do sérvio?

Nadal segue para Paris sem perder um único set no “saibro vermelho”, com a confiança a niveis estratosféricos e um favoritismo incontestável. Hoje, conquistou seu 49º título da carreira, o 34º no saibro, e voltou a ser o recordista de títulos de Masters 1000, com 21. Será o 50º título um hepta inédito em RG?

Nadal jogou de maneira agressiva, conseguindo 2 break points e não aproveitando. Logo depois, quebrou em 3/2, e foi quebrado de volta. Nadal sacava em 4/5, em 30/30, Djokovic dominava o ponto e estava a 2 pontos de fechar o set, quando o juiz de linha marca uma bola fora, o árbitro de cadeira manda voltar e Nadal acabou confirmando em 5/5. E, num 11º game dramático, o sérvio teve 40/15, mas cometeu 2 erros após espetacular resistência do espanhol no fundo da quadra, acabou sendo quebrado, com direito a Djokovic detonando raquete e sendo advertido, e Nadal confirmou e fechou o set no game seguinte...

No segundo set, o sérvio seguia lutando, mas irritado com suas próprias falhas, terminou por cometer muitos erros, e no nono game, não resistiu mais. Com um erro de esquerda, cedeu o match point e viu o espanhol de Mallorca comemorar após uma dupla falta.

Com esta vitória, Nadal volta ao #2 do ranking, e fica a menos de 2 mil pontos de Novak Djokovic. O espanhol chegou a 26 vitórias consecutivas no saibro vermelho, mostra mais uma vez que é o Rei do Saibro, e Paris será o centro das atenções pelas próximas duas semanas. Um, lutando pelo hepta inédito. O outro, lutando pelo Career Slam na carreira, e pode também vencer 4 Slams consecutivos, algo que desde Rod Laver em 1969 alguém nunca repetiu. E claro, Roger Federer tentando conquistar mais um Grand Slam, algo que não conquista desde 2010, e Andy Murray na sua incessante busca pelo seu primeiro título de Major.

Que venha Paris!

2 comentários:

  1. Ótimo texto Grabriel.

    Tô feliz pelo titulo e mais feliz ainda pela confiança que Rafa vai ganhar Pra RG. O toro vai chegar chegar com tudo. Rumo ao Hepta e ao titulo n50 da carreira. Vamos! :)


    Paula

    ResponderExcluir
  2. Rafa MITO mostrando que aquilo de 2011 era apenas uma "ótima fase" do sérvio combinado a um período de instabilidade do rafa.

    Obvio que o djoker joga muito, mas pra ganhar do toro tem que ralar muito.

    ResponderExcluir